Pin It button on image hover

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

31, Rue Cambon - Les Exclusifs de Chanel


Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009, 18:00h.
Mutante. A cada vez que se usa mostra uma face ou, talvez sejamos nós a não perceber sua multiplicidade de imediato.
Preciosa delicadeza com inúmeras nuances, versatilidade que só não dispensa a elegância vívida das primeiras às últimas notas.
Diria que é a essência de madame Chanel, aprimorada, modernizada, cujas arestas foram lapidadas.
Tal como seria na sabedoria de cem anos.


Considerado um chypre moderno, sem as notas resinosas e verdes usuais, atrevo-me a pensar que é um floral renovado, uma espécie diferenciada de família única.
Sofisticado e citadino leva-nos para um gabinete de amplas janelas, que permitem visualizar Paris numa tarde de sol, cálida e bela preparando-se para o anoitecer.
Um aposento íntimo, onde suave aroma invade recantos, permanentemente mesclado aos hábitos sofisticados, à vida. Envolto em papel timbrado, chás de rosas e jasmim. Puro requinte.


Quando me foi apresentado percebi madeiras recém cortadas, frescas numa brandura de celulose explodindo sobre a pele. Este início aparentemente agressivo cativou minha atenção.
Aragem agradável de final de tarde nestas madeiras, apesar da intensidade suficiente para encobrir possíveis cítricos...
Entretanto a evolução rapidamente mostrou-me flores.
Reconhecida íris e seu toque aveludado, talvez macias rosas e suaves lírios num bouquet morno, doce e condimentado; tão cremoso e refinado, que fez-me pensar na agradável oleosidade de nozes, castanhas ou amêndoas.


Talvez pimentas doces, maduras e brandas como se houvessem perdido a instigante acidez através do amadurecimento.
Incoerente nota, quase cítrica permeia esta experiência floral. Aromático balanceado provavelmente oriundo do cistus pois carrega consigo um sedoso amadeirado.
Aliás, a fragrância é assim todo tempo. Escorrega pelos sentidos como pura seda.
Formal pela elegância, casual pela confortável acomodação.
Num segundo contato percebi a doçura de mel. Tão encantadora que esqueci-me das madeiras, envolvida pelo néctar doce oriundo de flores ; tão persistente que dança entre as notas até o ultimo suspiro desvanecer sobre a pele.


As notas amadeiradas agora discretas, oscilam e não abandonam, mais volúveis que voláteis, provocando equilíbrio interessante entre o casual do leve aromático e a elegância floral.
Ainda não defini se a fixação é baixa ou se a fragrância atinge tal nível de sutileza que torna-se menos perceptível do que o desejado.
Suave animalic de base revela um couro sutil, de acessórios femininos, cuja classe e requinte denunciam preciosa procedência. Denota uma sensualidade plácida que dispensa arroubos, desconhece mistérios, vestida de almíscar e sândalo.
Este perfume é uma provocação a novos encontros. Exige familiaridade para ser compreendido. Tarefa difícil numa prima impressão.
Carismático, terno e convidativo.


Bon Soir Mademoiselle Paris!
Faz parte da coleção Les Exclusifs , hoje com 15 fragrâncias concebidas para serem encantadoras: Cuir de Russie, Bois de Iles, Chanel nº22, Gardênia, Coromandel, 28 La Pausa, Bel respiro, Nº 18, * e Eau de Cologne, Misia, Chanel 1932, Sycomore, Beige,
Comentário V.I.P.

Desgosto
Não gostei, apesar de ser um Chanel, que em geral é do meu agrado e de ser linha exclusiva, com inspiração na rua e local de tanta importância para a maison.
Não usaria. Achei mais conceitual; como se fosse um sonho do seu criador, baseado no tema de inspiração, mas que não se "materializou" como deveria . Não personificou mais uma alma feminina.
Senti um floral retrô, na linha de alguns Montale que não aprecio...tem algo que o torna desconfortável na pele . O fundo fica mais agradável, e a fixação é boa. Certamente terá seu público, mas não trouxe nada inovador, nem de único, por assim dizer.
Maria Cristina 


Ficha Técnica
Família Olfativa: Chypre
Gênero: Unissex
Perfumista: Jacques Polge
Rastro: Moderado
Fixação: Muito Boa
Notas olfativas :Tangerina, pimenta preta, patchuli, lábdano ou cistus e íris

Arte Irmã: Shalon - Bon Soir Mademoiselle Paris - ( Youtube)


 Imaagens : Apartamento de coco Chanel (leukepines),

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei sua opinião ou sugestão e tentarei responder as suas dúvidas!